O trabalho ‘A Furgoneta’ do Teatro de Balugas, de Barcelos, foi um dos espetáculos internacionais convidados para o festival eslovaco Scénická žatva, o mais antigo festival de teatro amador da Europa.
A obra apresentada no Slovak Chamber Theatre em Martin emocionou a plateia com a história de um mundo rural a desaparecer, de um progresso que não serve homens nem comunidades.
Nas palavras do diretor artístico da companhia de teatro, Cândido Sobreiro, “a participação nestes festivais internacionais tem-nos possibilitado mostrar o nosso trabalho, trocar ideias e partilhar experiências, fundamentais para a evolução do nosso projeto artístico”.
“O trabalho artístico da companhia de Barcelos é conhecido pelos seus cenários originais, repletos de sons e cheiros, apoiados em muitos momentos pelo teatro físico, onde a peça e a sua mensagem assumem formas universais de linguagem”, sublinha.
No Festival, que decorreu de 27 a 30 de agosto, a companhia teve oportunidade de apresentar o seu trabalho e participar nas atividades do certame, que contou com a presença de companhias eslovacas e internacionais.