A ASAE anunciou a realização de uma “operação com o objetivo de averiguar a proteção da denominação de origem ou de indicação geográfica em vinhos de mesa, em estabelecimentos de restauração e bebidas nos concelhos de Coimbra, Mealhada e Anadia”.
Em comunicado desta quinta-feira, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica frisa que a operação foi realizada na semana passada, através da Brigada Especializada dos Vinhos e Produtos Vitivinícolas da Unidade Regional do Centro, que inspecionou oito estabelecimentos de restauração e bebidas.
Foram “instaurados dois processos de contraordenação por práticas comerciais desleais e ações enganosas, devido a ter sido detetado em cartas ‘Vinhos da Bairrada’, a inclusão de outros vinhos sem direito à denominação de origem, induzindo em erro o consumidor através de uma omissão da categoria do vinho”, explica a ASAE.
“A certificação dos vinhos com direito à Denominação de Origem ‘Bairrada’ é garante que um determinado vinho foi produzido nesta região geográfica demarcada, seguindo um conjunto rigoroso de regras e tradições estabelecidas, desde o controlo do tipo de uvas, métodos de vinificação e envelhecimento, garantindo a autenticidade e qualidade dos vinhos certificados”, aponta.
“A ASAE irá continuar a desenvolver as ações de fiscalização no sector vitivinícola pela sua relevância na economia nacional, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional, em prol da sã e leal concorrência entre operadores económicos e na defesa dos consumidores”, conclui o comunicado.