A Festa das Colheitas – XXXIII Feira Mostra de Produtos Regionais de Vila Verde está oficialmente aberta. Até ao próximo domingo, o campo da feira volta a transformar-se num recinto de valorização do mundo rural e dos produtos da terra.
Na sessão de abertura, realizada após uma arruada dos Zés Pereiras “Os Frujeiras”, de Duas Igrejas, a presidente da Câmara Municipal, Júlia Fernandes, disse que foi concebido um “programa ao encontro de todos e para todos os gostos”.
A autarca sublinhou que este é um “evento âncora” que se assume como “momento alto” da programação da Rota das Colheitas e que é um “verdadeiro hino ao mundo rural e ao que de melhor se faz”.
No momento inaugural, realizado esta quarta-feira à tarde, o secretário de Estado do Ambiente, João Manuel Esteves, apontou Vila Verde como “terra de tradições” e salientou a importância do desenvolvimento sustentável e da proteção da biodiversidade. “Isso faz-se com união”, salientou o governante.
João Manuel Esteves vincou ainda a importância de “aproveitar os recursos naturais para competir”, destacando o facto de o país ser produtor de água e de energias limpas.
Os grandes momentos de animação da edição de 2025 da Festa das Colheitas vão ter em palco Canário & Amigos (já esta quarta-feira, às 22h30), Siga a Farra, Carlos Soutelo e a Academia de Música de Vila Verde, além dos espetáculos de desgarradas, folclore concelhio e a grande romaria das concertinas de domingo.