A vila de Soajo, em Arcos de Valdevez, voltou a ser palco de grande animação com o regresso da Feira de Artes e Ofícios Tradicionais, que atraiu centenas de visitantes à localidade, que puderam apreciar a mostra rica de produtos locais, gastronomia e artesanato.
Também não faltaram petiscos típicos e iguarias tradicionais, harmonizados com o vinho verde da região.
O certame ofereceu aos visitantes uma mostra rica de produtos locais e artesanato, bem como uma zona dedicada à gastronomia regional, onde
Também não faltaram petiscos típicos e iguarias tradicionais, harmonizados com o vinho verde da região.
O programa de animação cultural e recreativa foi vasto e diversificado, destacando-se as atuações das Fiadeiras e Cantadeiras de Soajo, as Rusgas Populares, a tradicional malhada do milho na Eira dos Espigueiros e o desfile da tradição.
Contou ainda com a presença de dois ranchos folclóricos de Soajo, cantares ao desafio, atuação de Dj´s na Eira dos Espigueiros, entre os quais, o Dj Eight, Miguel Rendeiro, Jam e Xinobi, a tão aguardada atuação de Quim Barreiros, entre outros projetos musicais e lúdicos.
Além da feira e da vertente gastronómica, esta edição ofereceu ainda uma programação para todas as idades, com workshops criativos, atividades outdoor, observação astronómica, marionetas, música e dança e muito mais.
A Feira de Artes e Ofícios Tradicionais de Soajo, diz a organização, “afirma-se, assim, como um evento de celebração da cultura popular, aliada à modernidade, das tradições ancestrais e do saber fazer das gentes da região, promovendo o território e dinamizando a economia local”.
O evento, promovido pela Câmara Municipal de Arcos de Valdevez e pela ARDAL – Associação Regional para o Desenvolvimento do Alto Lima, em parceria com o Soajo Outdoor Fest, contou ainda com a colaboração da Junta de Freguesia de Soajo, da Assembleia de Compartes dos Baldios de Soajo, dos Ranchos Folclóricos de Vilarinho das Quartas e das Camponesas de Soajo e da Associação EN Cantar Soajo.