Os três novos veículos da Companhia de Bombeiros Sapadores e do Serviço Municipal de Proteção Civil de Viana do Castelo, num investimento total de 732 mil euros, financiados em cerca de 50 mil euros, entraram esta terça-feira ao serviço.
No âmbito da operação ‘Prevenção de Riscos – Viana do Castelo’ a autarquia adquiriu um novo Veículo Florestal de Combate a Incêndios (VFCI), que apresentou um custo total elegível de 260 mil euros e um custo não elegível de 15 600 euros.
Foi ainda adquirido, para a Proteção Civil Municipal, uma máquina de rasto, que apresentou um custo total elegível de 315 mil euros e um custo não elegível de 72 450 euros.
A autarquia adquiriu também um Veículo Classe L, Categoria 2, uma vez que o Serviço Municipal de Proteção Civil não possuía nenhum veículo desta tipologia. Apresentou um custo total elegível de 8677 euros, um custo elegível não comparticipado no montante de 47 215 euros e um custo não elegível de 12 855 euros, correspondente ao valor do IVA.
“Estes três veículos aumentam fortemente a proteção das populações e dos espaços florestais contra os incêndios rurais, através do aumento da capacidade da resposta operacional da Companhia de Bombeiros Sapadores; contribuem para a criação de infraestruturas preventivas como seja a rede viária florestal, decisiva na preparação do território tornando-o o mais robusto e resiliente; e permitem o reforço das competências e valências previstas na lei em relação ao Serviço Municipal de Proteção Civil de Viana do Castelo”, refere a autarquia.