A Câmara de Viana do Castelo realiza, a 19 e 20 de julho, as I Jornadas de Montanha, com a Serra de Arga “no centro do debate sobre desafios e oportunidades destes territórios”, divulgou a autarquia.
“Este evento pioneiro apresenta uma intensa e diversificada agenda de atividades que visam demonstrar como os valores naturais, o património, a paisagem e a identidade local podem ser valorizados na competitividade dos espaços de montanha e na consolidação de uma oferta turística diferenciada e sustentável”, explica o município, em comunicado.
De acordo com a Câmara, “mais do que um evento pontual, as jornadas inauguram uma plataforma contínua de diálogo, inovação e ação em torno da Serra de Arga e do seu vasto património”.
No dia 19 de julho, entre as 09h00 e as 16h30, decorre o encontro Serra de Arga – Diálogos sobre o Futuro, “que pretende constituir um espaço de reflexão e debate multidisciplinar entre investigadores, técnicos e agentes locais”.
O debate vai centrar-se em dois temas: A Serra Como Património: (Re)Conhecer Para Valorizar e a Multifuncionalidade dos Espaços de Montanha.
“Através da participação ativa de universidades, organismos públicos, associações locais e entidades supramunicipais, este encontro posiciona-se como um catalisador de projetos, redes de colaboração e políticas públicas que reconhecem o papel estratégico da montanha na agenda climática, na revitalização das economias locais e no combate à desertificação demográfica”, observa a Câmara.
DESPORTO, CULTURA E GASTRONOMIA
O programa inclui ainda atividades de natureza, desporto e cultura, como o trilho Interpretativo pelo Geossítio das Cascatas da Ferida Má, oficinas de gastronomia tradicional, experiências equestres, um circuito NGPS (BTT com navegação por GPS), e “música tradicional em novas linguagens”.
Paralelamente, realiza-se a Festa da Broa e do Chouriço, uma mostra de sabores e produtos regionais com mais de 30 anos, promovida pela Junta de Freguesia de São Lourenço da Montaria com a colaboração da comunidade.
Está ainda agendada a exibição de cinema documental ao ar livre, com o evento MONTARIA.13 – Documentário e Património Rural, promovido pela AO NORTE – Associação de Produção e Animação Audiovisual.