Descobrir as “criaturas associadas às trevas” é o desafia de um percurso noturno na Cerca da Quinta do Mosteiro de Sanfins promovido pela Câmara de Valença no próximo dia 1 de novembro.
O ‘passeio’, marcada para as 17h30, convida o público a explorar, durante três horas, os diferentes espaços do antigo mosteiro em busca de animais noturnos como morcegos, rãs, salamandras, mochos e aranhas.
Designada ‘A Noite das Criaturas das Trevas’, esta atividade pretende despertar o interesse pelo património natural e desmistificar crenças ligadas ao sobrenatural. O percurso inclui uma “farolada” — uma caminhada noturna com lanternas — sendo recomendado o uso de lanterna de cabeça, roupa confortável e calçado adequado.
A iniciativa é gratuita, mas requer inscrição prévia, e destina-se a toda a população, em especial a famílias com crianças e jovens.
Promovida pela Câmara de Valença, em colaboração com a Associação Palombar e o Grupo Noite das Criaturas das Trevas, esta atividade faz parte de um projeto que há cerca de uma década percorre o país, com o objetivo de valorizar a fauna noturna e sensibilizar para a sua conservação.






