A Capela de São Bento da Lagoa, na freguesia Cerdal, em Valença, volta a ser o palco das ‘Conversas da Feira”, no próximo dia 31 de outubro, às 18h00, este ano sob o tema ‘Feira dos Santos de Cerdal – Uma Feira Transformada em Selo’.
Nesta terceira edição, o destaque recai sobre a apresentação pública da coleção de selos dedicada à Feira dos Santos de Cerdal, emitida pelos CTT – Correios de Portugal. Quatro selos personalizados irão divulgar, por Portugal e além-fronteiras, quatro imagens emblemáticas desta feira tradicional, símbolo vivo da identidade valenciana.
As ‘Conversas da Feira’ afirmam-se como um espaço de debate, partilha e valorização do legado histórico e cultural da Feira dos Santos de Cerdal, classificada desde 2023 como Património Cultural Imaterial de Portugal, pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), no domínio das práticas sociais, rituais e eventos festivos, na categoria das festividades cíclicas.
A Feira dos Santos de Cerdal realiza-se anualmente no mesmo recinto envolvente à Capela de São Bento da Lagoa, mantendo viva uma tradição outonal que une fé, comércio e convívio popular há mais de dois séculos e meio.
A sessão conta com a presença de José Manuel Carpinteira, presidente da Câmara Municipal de Valença, do padre Manuel Gonçalo do Vale, da Paróquia de Cerdal, de Jorge Palhares, responsável dos CTT em Valença, de Hugo Silva, presidente da Junta de Freguesia de Cerdal, de Manuel Pereira, responsável pela gestão da Feira dos Santos, bem como Isilda Salvador, técnica municipal, e tendo como moderador, o historiador, Narciso Serra.






