O Tribunal de Guimarães condenou a 10 anos e meio de prisão o principal arguido num processo por assaltos a quatro habitações naquele concelho e em Fafe e por roubos a pessoas em Amarante e Penafiel.
Por acórdão de quinta-feira, a que a Lusa teve acesso esta sexta-feira, foram ainda aplicadas penas de oito anos e meio de prisão a outros dois arguidos, de oito anos a outro e de sete anos a um outro.
Três outros arguidos foram condenados a quatro anos de prisão, dois deles com pena suspensa.
Um outro arguido foi condenado a 3.200 euros de multa, por receptação.
Os crimes foram cometidos entre 12 de Outubro e 27 de Novembro de 2019, tendo começado com roubos a duas pessoas na via pública, em Amarante e Penafiel (Porto), sob ameaça de uma faca.
Na madrugada de 19 de Outubro, o alvo foi uma residência em Vinhós, tendo os suspeitos ameaçado o casal ali residente com uma faca e levado peças em ouro avaliadas em 1.457 euros e um computador portátil.
No dia 14 de Outubro, assaltaram uma residência em Selho S. Jorge, em Guimarães, ameaçando a proprietária de habitação com uma arma de fogo e apoderando-se de dinheiro, peças em ouro e material informático avaliado em mais de 60 mil euros.
As peças em ouro foram vendidas num estabelecimento de compra e venda de ouro na Senhora da Hora, concelho de Matosinhos. por uma quantia entre 7.000 e 8.000 euros.
No dia 3 de Novembro, em Fermentões, Guimarães, os arguidos terão assalto uma outra residência, ameaçando a proprietária, de 77 anos, com uma arma de fogo e agredindo-a com um golpe na cabeça.
Na noite de 20 para 21 de Novembro, protagonizaram um novo assalto a uma outra residência em Fermentões, usando de violência contra o proprietário.
No dia 27 de Novembro, o alvo foi uma residência em Fornelos, Fafe.