O movimento SOS Árvores de Braga promove no próximo sábado, junto ao coreto da avenida Central, pela 15h00, uma concentração pela defesa das florestas e contra os fogos.
O objetivo é manifestar o “descontentamento perante a conivência política face à míope ótica extractivista do território bem como a vontade de ter uma floresta resiliente e regenerada”.
O SOS Árvores refere que “após a catástrofe de 2017, ano em que morreram 114 pessoas apenas nos horríveis incêndios de junho (Pedrogão Grande) e outubro, além de centenas de feridos e enorme destruição de casas e vivências”, assiste-se, “ao contrário do que se esperava, a políticas florestais que impulsionaram ainda mais monoculturas incendiárias”.
“Pelo menos 26% da nossa área florestal está hoje ocupada por eucaliptos, a maior percentagem da Europa”, aponta o movimento, que exige “Mais Bosques Autóctones” e “Reconversão, já, pelo Bem Comum!”, que se traduz na exigência de “uma mudança de paradigma”.
A concentração ‘Por uma Floresta do Futuro – Contra os Fogos Florestais’ em Braga junta-se a outras que se realizam em várias localidades do país, associando-se à iniciativa Floresta do Futuro.