Os presidentes das câmaras de Braga e de Terras de Bouro, Ricardo Rio e Manuel Tibo, participaram, esta sexta-feira, na inauguração da exposição ‘Gerês: A Terra Fala’, da autoria do fotógrafo Luís Borges.
Integrada no programa Memorar – Mediação Cultural do Arquivo Municipal de Braga, esta exposição, patente na Praça – Mercado Municipal bracarense convida a uma imersão nas paisagens, na cultura e na linguagem do Gerês, através de uma seleção de imagens que revela a riqueza toponímica da região.
Durante a inauguração, Ricardo Rio destacou a importância de valorizar este património natural partilhado entre territórios. “O Gerês é um ativo natural que Braga também deve valorizar. É um universo enorme ainda por descobrir e que diz muito aos Bracarenses. Esta exposição é um estímulo para que cada vez mais pessoas visitem o Gerês”, afirmou,
Através da lente de Luís Borges, as fotografias propõem uma viagem pelos lugares, rios, montanhas e aldeias que conservam nomes profundamente enraizados na história e nas tradições locais. As imagens destacam a beleza natural da região, mas também a poética da sua linguagem, resgatando palavras e expressões que tendem a desaparecer com a modernização.
Para o autor, “‘Gerês: A Terra Fala’ é uma celebração da identidade do Gerês, da memória coletiva das suas gentes e da importância de preservar a herança cultural e linguística das comunidades rurais”.