O Interreg Atlantic Area aprovou o apoio a 24 novas parcerias, de Portugal, Espanha, França e Irlanda, avaliadas em 55 milhões de euros, revelou esta sexta-feira o programa europeu de cooperação, o único gerido por Portugal.
Em comunicado, o Interreg Atlantic Area explica que estão em causa 48 parceiros de instituições portuguesas “que se comprometem em executar um apoio europeu de mais de 10 milhões de euros em redes internacionais que promovam a Região Atlântica”.
Os investimentos vão ser “implementados por instituições públicas e privadas de Portugal, Espanha, França e Irlanda a uma taxa de financiamento de 75%”.
A atribuição do fundo europeu decorreu da terceira convocatória lançada no ciclo 2021-2027, à qual concorreram 80 parcerias com projetos em áreas prioritárias para a região atlântica.
O tema Ambiente Azul/Verde é o que vai implementar “um maior investimento, na ordem dos 31,6 milhões de euros.
Foram abrangidos 13 projetos relacionados, por exemplo, com o aproveitamento da energia das ondas, o desenvolvimento de tecnologias eólicas ‘offshore’ flutuantes, o fornecimento de soluções para a monitorização dos oceanos e o reforço da prevenção dos riscos costeiros.
A prioridade Inovação Azul e Competitividade vai executar um investimento no valor de 11,9 milhões de euros.
Ao todo são seis os projetos, que “apostam em serviços de formação e aconselhamento para as PME, na indústria da biomassa à base de algas, na integração digital do setor da aquacultura e no fomento de atividades de prototipagem”.
“Este financiamento permitirá capacitar as PME e as empresas em fase de arranque e, ao mesmo tempo, melhorar as competências de uma nova geração de profissionais no sector da economia azul”, refere o programa.
CULTURA E TURISMO
Está também previsto o apoio a parcerias no contexto da prioridade Cultura e Turismo Sustentável, com cinco projetos avaliados em 11,6 milhões de euros, destinados ao desenvolvimento de novas rotas turísticas sustentáveis e inclusivas, à preservação do património marítimo e à gestão dos fluxos turísticos costeiros.
O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e gestor do Interreg Atlantic Area, António Cunha, observa que, “mais do que nunca, a articulação eficiente de todos os intervenientes no programa é essencial para atingir as metas a que nos propusemos em conjunto”.
“Os beneficiários com financiamento assegurado deverão ser acompanhados atempadamente em todas as etapas do projeto, assegurando o cumprimento de todos os prazos. Estamos num momento de elevado compromisso”, afirmou.
O Interreg Atlantic Area é um programa europeu de cooperação, o único gerido por Portugal, estando a Autoridade de Gestão sediada na CCDR-N desde ciclo comunitário 2007-2013.
No atual período 2021-2027, está a executar 113 milhões de euros de Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.