A Rede Elétrica de Espanha (REE) lançou esta quarta-feira um alerta preocupante sobre a possibilidade de um novo apagão no sistema elétrico nacional. O aviso surge após terem sido registadas variações abruptas de tensão, que colocam em causa a estabilidade da rede.
De acordo com a imprensa espanhola, a REE solicitou à Comissão Nacional dos Mercados e da Concorrência (CNMC) a adoção urgente de medidas excecionais para evitar uma falha generalizada.
Nas últimas semanas, a REE tem monitorizado comportamentos anómalos na rede elétrica, especialmente variações súbitas na tensão. Estes desequilíbrios, segundo a própria empresa, podem “desencadear desconexões de procura e/ou geração” e conduzir a falhas em cadeia no sistema elétrico.
Perante este cenário, a REE enviou um pedido formal à CNMC, datado de 7 de outubro, a solicitar alterações imediatas nas regras de operação. O objetivo é aplicar medidas provisórias durante 30 dias, prorrogáveis por mais 15, com acompanhamento diário dos resultados. Estas mudanças são vitais para travar o risco iminente de apagões.
Entre as causas identificadas para estas instabilidades estão a rápida integração de energias renováveis e o aumento do autoconsumo, sobretudo através de instalações ligadas à rede por eletrónica de potência. Muitos destes sistemas não conseguem responder de forma eficiente às flutuações da rede, criando vulnerabilidades.
Além disso, a concentração de produção solar em determinadas zonas e a redução da procura nas horas de pico de geração solar provocam um efeito de “descarga” nas redes. Isto faz com que pequenas alterações de potência tenham um impacto cada vez maior na tensão elétrica.