A reabilitação do Mosteiro de São João de Cabanas, em Afife, Viana do Castelo, foi distinguida na categoria de Reabilitação Arquitetónica, esta quinta-feira, pelos ‘Espaço’ Prémios Nacionais de Arquitetura – Anteprojetos 2025, em cerimónia que decorreu na capital alto-minhota.
A intervenção, com assinatura do arquiteto Fernando Cerqueira Barros, já tinha sido premiada com uma menção honrosa no European Prize of Architecture Philippe Rotthier do ano passado, um dos mais prestigiados prémios de arquitetura a nível mundial.
Natural de Arcos de Valdevez, o arquiteto é licenciado e mestre em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto.
Do seu currículo consta a publicação do livro ‘Construção do Território e Arquitetura na Serra da Peneda – Padrão (Sistelo) e as suas brandas – um caso de estudo’, trabalho que foi premiado com uma Menção Honrosa, no I Prémio Ibérico de Investigação em Arquitetura Tradicional (2012) e no ano seguinte com outra Menção Honrosa no Prémio Transversalidades ‘Fotografia sem fronteiras. Territórios, Sociedades e Culturas em tempos de mudança’.

Foto Viana ao Minuto






