Um projeto transfronteiriço intitulado Green Hospitals dispõe de 2,5 milhões de euros e junta hospitais portugueses e espanhóis para implementar soluções que tornem o setor da saúde mais sustentável e menos poluente.
“O setor da saúde estima-se que seja responsável por cerca de 5 a 6% das emissões de gases poluentes. Diria que é uma das indústrias que mais contribui para as alterações climáticas e, por isso, os hospitais, os centros de saúde, a prestação de cuidados de saúde em geral tem de ter práticas mais sustentáveis”, afirmou esta terça-feira à agência Lusa o presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), Xavier Barreto.
O projeto Green Hospitals — hospitais mais verdes — insere-se na premissa de que “os hospitais têm de transformar a forma como trabalham”.
“E nesta grande ideia estão unidos os hospitais portugueses e espanhóis”, afirmou Xavier Barreto, acrescentando que primeiro foi feito um diagnóstico e depois implementadas tecnologias inovadoras que contribuam para uma maior sustentabilidade.
O valor total do projeto é de 2,5 milhões de euros e conta com financiamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027.
O consórcio agrega entidades portuguesas como a APAH, as unidades locais de saúde (ULS) de Trás-os-Montes e Alto Douro, Coimbra e Algarve e a Rede Nacional de Agências de Energia (RNAE) e as espanholas Agência de Energia de Castilla e Leão (EREN) e a Agência de Saúde da Galiza (SERGAS).
Os parceiros reúnem-se na quinta-feira, na ULSTMAD, em Vila Real, num encontro subordinado ao tema ‘Melhorias na sustentabilidade hospitalar para um amanhã mais saudável’ e em que se fará um ponto de situação do projeto.
O objetivo é que os hospitais se tornem mais sustentáveis sem comprometer a qualidade dos cuidados de saúde e as soluções passam pela eficiência energética, através da implementação de centrais de cogeração ou painéis solares, pela substituição de janelas e melhoria do isolamento das instalações.