O projeto Human Power Hub, liderado pela BragaHabit – Empresa Municipal de Habitação de Braga, foi aprovado pelo Comité de Monitorização do Programa URBACT IV, reunido esta quarta-feira, em Copenhaga.
Em comunicado, a autarquia afirma que entre 39 candidaturas apresentadas por 283 parceiros de 31 países, o Human Power Hub foi uma das 25 redes europeias selecionadas no âmbito do programa, que apoia cidades europeias na transferência e adaptação de boas práticas de desenvolvimento urbano sustentável.
A rede Human Power Hub – Transfer Network é composta por sete cidades europeias: Braga (Portugal), enquanto cidade líder, Gdańsk (Polónia), Málaga (Espanha), Leipzig (Alemanha), Espoo (Finlândia), Bolonha (Itália) e Kyiv (Ucrânia).
“O projeto baseia-se no modelo de inovação social criado em Braga em 2020, reconhecido como URBACT Good Practice, e visa promover a partilha e replicação deste modelo, centrado na colaboração entre cidadãos, instituições públicas, universidades e empresas para a criação de soluções sustentáveis e inclusivas”, refere o comunicado.
O orçamento total da candidatura apresentada ao URBACT IV – Transfer Networks é de cerca de 747 mil euros financiado integralmente por fundos europeus (FEDER e NDICI) e cofinanciamento público nacional.
Do montante global, 484 mil euros provêm do FEDER, 85 mil euros do NDICI (destinado ao parceiro ucraniano) e pouco mais de 178 mil euros de c-financiamento público dos diferentes parceiros.
À BragaHabit, enquanto representante da cidade líder, será atribuída uma verba de 199 mil euros, sendo 159 mil financiados pelo FEDER (80%) e perto de 40 mil assegurados por cofinanciamento nacional.
“Este valor cobre encargos com a coordenação da rede, recursos humanos, organização de eventos internacionais, comunicação e apoio técnico às cidades parceiras, refletindo o papel estratégico de Braga na liderança e replicação da Boa Prática HPH”, refere autarquia.
RECONHECIMENTO INTERNACIONAL
O administrador executivo da BragaHabit, citado no comunicado, afirma que este “é um reconhecimento internacional do trabalho desenvolvido em Braga no campo da inovação social”.
“A aprovação do Human Power Hub como rede URBACT IV vai permitir-nos partilhar conhecimento, criar soluções colaborativas e reforçar o papel das cidades na resposta aos desafios sociais contemporâneos”, diz Carlos Videira.
A candidatura da BragaHabit foi avaliada pelo Painel Externo de Avaliação (EAP) do URBACT IV, tendo obtido classificações entre ‘Muito Bom’ e ‘Excelente’ em todos os critérios.
O painel destacou a qualidade da parceria internacional, a clareza da metodologia e a experiência da equipa de coordenação, recomendando o projeto para financiamento.
A reunião de arranque das redes URBACT IV decorre nos dias 3 e 4 de dezembro de 2025, em Paris, reunindo os parceiros e especialistas responsáveis pela implementação dos 25 projetos aprovados.
O URBACT IV é um programa europeu de cooperação territorial financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), que visa promover o desenvolvimento urbano sustentável e a partilha de boas práticas entre cidades.