A Provedora do Estudante da Universidade do Minho e presidente da Rede Portuguesa de Provedores do Estudante (RPE), Rosa Vasconcelos, foi eleita coordenadora da Rede Ibero-Americana de Defensorias Universitárias (RIdDU), que junta 70 academias de 12 países.
A sua tomada de posse para o biénio 2025/2027 decorreu durante o V Encontro da RIdDU, que reuniu há dias, na Cidade do México, dezenas de provedores (também chamados “ouvidores” ou “defensores”) das instituições de ensino superior parceiras. Rosa Vasconcelos é a primeira portuguesa a liderar este órgão e já tinha sido vice-coordenadora no biénio que agora terminou.
Os participantes do Encontro refletiram sobre o papel das provedorias na promoção e na garantia dos direitos humanos e universitários, no acesso à educação e na autonomia académica. Abordaram também os valores democráticos e a cultura da paz perante desafios globais como a inclusão social, a emergência climática, a inteligência artificial e os movimentos extremistas, enumera Rosa Vasconcelos, que é também professora da Escola de Engenharia da UMinho e vice-presidente da organização mundial IEEE Education Society.
A RIdDu nasceu em 2015, em Córdova (Argentina) e agrega instituições de Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Espanha, El Salvador, México, Panamá, Peru e Portugal.
Portugal conta com nove membros na RIdDU: as universidades da Beira Interior, Coimbra, Fernando Pessoa, Lisboa, Minho e Porto, os politécnicos de Beja e do Porto e ainda o Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes.
O próximo encontro da RIdDU decorre em Portugal, em 2026.