Este domingo marcou o início do período oficial da campanha presidencial, após meses de pré-campanha e várias semanas de debates a dois. A etapa final da pré-campanha incluiu ainda um debate radiofónico com oito participantes, realizado na sexta-feira, e um próximo debate na RTP, previsto para terça-feira, com todos os 11 candidatos admitidos pelo Tribunal Constitucional. De momento, ainda não é conhecida a agenda de Cotrim para os próximos dias.
Com o arranque da campanha oficial, os candidatos preparam-se para duas semanas intensas de ações de contacto direto com o eleitorado, visitas aos distritos mais estratégicos e um uso crescente das redes sociais para ampliar o alcance das mensagens.
ANDRÉ VENTURA
Seguindo o modelo das suas campanhas anteriores como líder do Chega, André Ventura terá geralmente duas ações por dia, com ênfase na divulgação nas redes sociais, onde mantém grande visibilidade.
Começou este domingo em Silves e em Évora.
Nos dias 6 e 9, Ventura concentra-se apenas nas atividades da manhã devido à participação no debate da RTP e no Conselho de Estado, retomando posteriormente a sua rota pelo país. Ainda não foi definida a programação completa da segunda semana de campanha.
GOUVEIA E MELO
Sem uma máquina partidária estruturada, Henrique Gouveia e Melo foca-se na interação direta com os cidadãos. No primeiro dia oficial da campanha, o almirante visitou a Feira do Relógio e almoçou no Bairro da Bela Vista, com uma primeira semana de campanha centrada no norte do país.
O candidato regressará a Lisboa e descerá a Setúbal apenas perto da reta final da corrida, deixando de fora ilhas, Alentejo, Algarve, Castelo Branco e Guarda, regiões já visitadas durante a pré-campanha. A coesão territorial continua a ser uma das suas bandeiras principais.
LUÍS MARQUES MENDES
Dividido entre a imagem de independência e o apoio do partido que venceu as últimas eleições legislativas, Luís Marques Mendes concentra a sua campanha oficial nas regiões onde o PSD é mais forte. A presença de ministros, personalidades do partido e do presidente do PSD, também primeiro-ministro, será estratégica nas sessões diárias de esclarecimento realizadas ao final da tarde, de norte a sul do país.
No sprint final, Mendes visitará repetidamente distritos tradicionalmente favoráveis ao PSD/CDS: Porto, Braga, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Leiria e Lisboa.
ANTÓNIO SEGURO
O candidato apoiado pelo PS, António José Seguro, deu início à campanha oficial em Lisboa com a apresentação da Comissão de Honra, seguindo depois para Beja e Faro. Setúbal, Santarém e Portalegre também entram no roteiro, com variações diárias na forma e na estrutura das atividades, como explica Paulo Lopes Silva, diretor de campanha:
“Dentro da campanha procuramos que não haja dois dias iguais na forma e na estrutura, portanto adaptamo-nos a cada região e às suas especificidades.”
Algumas ações serão transmitidas por streaming nas redes sociais, permitindo ampliar o alcance da comunicação para todo o país.
ANTÓNIO FILIPE
O candidato comunista António Filipe concentra a campanha oficial nos distritos onde a CDU mantém maior força eleitoral, sobretudo Lisboa e Setúbal, incluindo antigos bastiões como Grândola, Beja e Évora.
O percurso a norte será limitado a Aveiro, Coimbra, Porto, Braga e Porto novamente na reta final. O primeiro dia oficial incluiu almoço com apoiantes na Amadora, município onde Filipe nasceu e exerceu funções de vereador.
CATARINA MARTINS
Após percorrer todas as regiões na pré-campanha, Catarina Martins, candidata apoiada pelo Bloco de Esquerda, concentra-se agora no litoral e distritos com maior votação histórica do BE. Lisboa será o foco principal na segunda semana, com Porto, Braga, Setúbal, Santarém e Coimbra também incluídos no roteiro.
A candidata aposta em iniciativas tradicionais e em laboratórios de discussão com especialistas, apesar do orçamento reduzido.
JORGE PINTO
Ao contrário de outros candidatos, Jorge Pinto arrancou a campanha oficial nos Açores, mantendo depois visitas a Porto e Lisboa no início e no fim do roteiro.
O candidato percorrerá o país de norte a sul, incluindo Viana do Castelo, Miranda do Douro, Guarda, Viseu, Mértola, Beja e Elvas. Entre as iniciativas previstas estão uma homenagem a Salgueiro Maia em Santarém e uma sessão dedicada à língua mirandesa. A noite eleitoral deverá ocorrer na sua terra natal, Amarante.
Com Executive Digest






