O jogador Duarte Cunha, natural de Vila Nova de Cerveira, foi condecorado com a Ordem do Mérito pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa cerimónia no Palácio de Belém.
A distinção surge na sequência da conquista do primeiro título mundial de sub-17 do futebol português, alcançado em novembro de 2025, tornando estes atletas os mais jovens de sempre a receberem a condecoração.
O selecionador nacional, Bino Maçães, foi distinguido com o grau de comendador. Marcelo Rebelo de Sousa classificou os jovens futebolistas como “heróis” e sublinhou o carácter inédito da homenagem, alertando para a responsabilidade acrescida e a necessidade de acompanhamento do seu percurso.
Uma preocupação partilhada pelo presidente da FPF, Pedro Proença, que destacou 2025 como um ano histórico, com cinco vitórias portuguesas em seis finais internacionais.
Portugal sagrou-se campeão mundial de sub-17 ao vencer a Áustria por 1-0, com golo de Anísio Cabral, na final disputada a 27 de novembro. Foi a primeira final e o maior feito da seleção nesta competição, superando o anterior melhor registo, o terceiro lugar em 1989.






