Portugal ativou o serviço europeu Copernicus para recolha de imagens de satélite das áreas afetadas pela depressão Kristin, informou Proteção Civil, adiantando que a ativação, através do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia, foi feita às 13h40 de quarta-feira,
“Esta ativação decorre da necessidade de recolher imagens de satélite das áreas afetadas nas sub-regiões de Coimbra, Leiria, Beira Baixa, Médio Tejo e Oeste, bem como de proceder à produção de produtos de análise de impacto da depressão Kristin”, lê-se no comunicado divulgado esta sexta-feira.
A Proteção Civil acrescenta que não houve necessidade de acionar mecanismos adicionais, nomeadamente a nível de apoios, por “não se encontrarem esgotadas as capacidades e os meios dos níveis inferiores (local, regional e nacional)”.
Garante, no entanto, que está em contacto permanente com o Emergency Response and Coordination Centre (ERCC) para “eventual acionamento em caso de necessidade”.
O Copernicus é um programa da União Europeia de observação da Terra por satélite e é executado em parceria com os Estados-Membros e a Agência Espacial Europeia.
Com SIC






