A Câmara de Ponte de Lima vai investir mais de 416 mil euros na aquisição de cerca de 4500 contentores para melhorar a gestão de resíduos no concelho, anunciou esta quinta-feira a autarquia.
Questionada pela agência Lusa, a propósito da abertura de um concurso público, a autarquia referiu “tratar-se de um investimento destinado a promover a reciclagem na origem de biorresíduos e a reforçar a rede de recolha seletiva de biorresíduos (alimentares e verdes)”.
O investimento visa ainda reforçar a rede de recolha seletiva de outros fluxos de resíduos, no âmbito do projeto “Sistema de Recolha de Biorresíduos de Ponte de Lima – Fase 1”.
O “projeto foi aprovado no âmbito de uma candidatura ao Norte2030 e inclui a aquisição de equipamentos de contentorização, integrando-se num conjunto de ações destinadas a melhorar a gestão de resíduos no concelho”.
No total, adianta a autarquia, serão adquiridos “cerca de 4500 contentores, de diversas tipologias, nomeadamente contentores com controlo de acesso para recolha seletiva de biorresíduos alimentares no setor doméstico, contentores para recolha seletiva de biorresíduos alimentares no setor não-doméstico, compostores domésticos e comunitários, contentores para resíduos verdes, oleões, contentores para resíduos de pilhas e acumuladores e contentores para resíduos de construção e demolição de pequenas obras de reparação e bricolage”.
De acordo com o concurso público, publicado na quarta-feira em Diário da República, o valor do investimento é de 416.225,18 euros, mais IVA, e está previsto no Plano de Ação do Plano Estratégico de Resíduos de Sólidos Urbanos (PAPERSU) 2030, de Ponte de Lima. O prazo de execução do contrato é de 90 dias.
A apresentação de propostas termina em 2 de fevereiro, às 23h59, sendo que os concorrentes são obrigados a mantê-las 66 dias a contar do termo daquela data.






