No âmbito das comemorações dos seus 900 anos, Ponte de Lima acolhe, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2026, o I Congresso Internacional sobre o Brinquedo, subordinado ao tema ‘Brinquedo, Património e Identidade Cultural: vínculos de história e memória coletiva’, reunindo investigadores, colecionadores, especialistas e representantes de instituições nacionais e internacionais.
“Durante os dois dias de trabalhos, o Congresso vai contar com painéis temáticos, comunicações científicas e momentos de debate, proporcionando um espaço privilegiado de partilha de conhecimento e colaboração interdisciplinar”, refere esta quarta-feira a autarquia em comunicado.
No congresso, estão representadas várias instituições de ensino superior, museus e associações dedicadas ao estudo e salvaguarda do brinquedo, incluindo especialistas nacionais e internacionais ligados à APPI – Associação Portuguesa para o Património Industrial, à TICCIH-Portugal – Comité Internacional para a Conservação do Património Industrial e ao ITRA – International Toy Research Association.
Este primeiro congresso “será um marco na afirmação do brinquedo enquanto símbolo de memória, identidade e património cultural, reforçando laços entre investigadores e comunidades e promovendo o reconhecimento do brinquedo como parte integrante da herança cultural portuguesa e universal”.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória, que deve ser efetuada através do seguinte link: https://www.cm-pontedelima.pt/p/congresso internacional-brinquedo.
“Contamos com a participação de todos os interessados nesta temática, convidando-os a marcarem presença neste congresso cujo programa será divulgado em breve”, referiu a Câmara de Ponte de Lima.






