A polícia espanhola encontrou em Madrid o quadro de Pablo Picasso que estava desaparecido desde o passado dia 3 de outubro, dia em que deveria ter sido transferido da capital para uma exposição em Granada.
De acordo com o jornal El País, a polícia acredita que a obra “Natureza morta com guitarra”, datada de 1919, não chegou sequer a entrar no camião que faria o transporte de um conjunto de obras de arte da capital para o Centro Cultural CajaGranada.
A polícia investigava o desaparecimento da obra desde dia 10, quando a fundação CajaGranada formalizou a denúncia às autoridades, depois de verificar que o respetivo quadro, avaliado em 600 mil euros, não estava entre as obras que tinham sido transferidas de Madrid para a exposição ‘Bodega’, ‘A eternidade dos inertes’, no centro cultural em Granada.
Segundo aquela fundação, o quadro estava guardado desde o dia 25 de setembro para ser transferido, no dia 3, com outras 56 obras para aquela exposição, planeada para o dia 6 de outubro. Uma vez que “nem todas as obras estavam devidamente enumeradas, não era possível fazer um controlo exaustivo sem as desembalar”, explica a fundação, citada pelo El País. Só depois desse processo se verificou que a obra não estava incluída no transporte.
Com CNN







