A Casa dos Coimbras, em Braga, inaugura a exposição de pintura “Arte de Paz, Cultura da Paz”, de Santiago Belacqua, no próximo sábado, 17 de janeiro, às 17h00. Entre representações de heróis de Portugal e arte sacra, o artista pretende promover “uma cultura da paz que, atualmente, não existe”.
“A arte é o instrumento criativo de pessoas que expressam eventos históricos, fé, sentimentos e ideias, muitas vezes evocando a paz, respostas estéticas ou emocionais. Na pintura, o artista procura nos meios que o rodeiam a melhor forma de realizar e de comunicar as suas obras. Na generalidade, pode ser entendida como uma habilidade aprendida ou como uma habilidade intuitiva, mas o resultado pretendido por mim é específico: a paz. Apesar de este ser um trilho que trilha”, reflete Santiago Belacqua.
Em cerca de 20 obras que leva à Casa dos Coimbras, entre óleo sobre tela, azulejo e escultura na pintura, o artista bracarense quer “promover a cultura como caminho da paz”. “Ouvimos falar de arte de guerra, mas não há uma arte de paz. No fundo, é uma crítica ao ser humano. Parece que o seu ADN é estar sempre em sarilhos”, conclui Santiago Belacqua.
“Arte de Paz, Cultura de Paz” vai estar patente no restaurante da Casa dos Coimbras até 28 de fevereiro. A exposição pode ser visitada de segunda-feira a sábado, entre as 09h30 e as 12h00 e entre as 15h00 e as 19h00.







