O Grande Auditório Francisca Abreu, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, acolhe no próximo dia 15, às 21h30, a Orquestra XXI num concerto para grande orquestra, centrado na Sinfonia n.º 5 de Dmitri Shostakovich.
Sob a direção musical de Dinis Sousa, maestro fundador da Orquestra XXI e titular da Royal Northern Sinfonia, a Orquestra XXI inicia um ciclo de concertos de verão em Guimarães
O espetáculo reserva ainda a estreia nacional de ‘Ciprés’, da compositora portuguesa Andreia Pinto Correia, atualmente radicada nos Estados Unidos da América, seguindo-se a interpretação das célebres ‘Quatro Últimas Canções’ de Richard Strauss, para soprano e orquestra, com a participação da internacionalmente aclamada soprano Sofia Fomina.
O programa culmina com a Sinfonia n.º 5 de Dmitri Shostakovich, uma das peças mais poderosas e celebradas do repertório sinfónico, escrita num período crítico da vida do compositor durante o regime de Estaline e estreada em 1937 com aclamação imediata.
A Orquestra XXI é uma iniciativa cultural inovadora, que reúne músicos portugueses residentes no estrangeiro. Tem o duplo objetivo de manter uma forte ligação entre estes músicos e o seu país de origem e de levar momentos musicais de excelência a um público diversificado.
Os bilhetes para o concerto da Orquestra XXI, têm o preço de 10 euros (7,5 euros com desconto) e encontram-se disponíveis online em https://swki.me/HtrLlkTu ou presencialmente nas bilheteiras dos equipamentos geridos pel’A Oficina, bem como nas lojas Fnac, Worten e El Corte Inglés.