O presidente da Câmara de Braga sublinhou esta segunda-feira que o novo Plano Diretor Municipal (PDM) prevê uma via entre o centro comercial Nova Arcada e a Serra do Carvalho, para escoar o trânsito de atravessamento de e para a zona este.
Em declarações aos jornalistas no final da reunião quinzenal do Executivo, João Rodrigues frisou que este é “um traçado novo, que não existia” no PDM ainda em vigor. “Esta não estava prevista e passou a estar”, referiu.
Explicou que o objetivo é desviar o trânsito proveniente ou com destino a este que quiser atravessar o concelho de Braga.
Segundo o autarca, aquele trânsito representa “17 a 18 por cento” dos veículos que entram todos os dias em Braga.
Com a nova via, que passará pelos parques industriais de Pitancinhos, Adaúfe e Navarra, aqueles veículos já não terão de ir à Variante do Fojo, à Rodovia e, a partir daí, ou à variante em direção a Nogueira ou à variante que passa pelo nó de Infias em direção à estação ferroviária.
Esta nova via, explicou João Rodrigues, integrará a futura circular rodoviária externa, juntamente com o prolongamento da Variante do Cávado, entre Frossos e Ferreiros, cujo traçado está a ser discutido entre a Câmara e a Agência Portuguesa do Ambiente.
Para o autarca, “tanto uma como outra são absolutamente essenciais”.
O processo da Variante do Cávado “está mais avançado”, sendo que a nova via até à Serra do Carvalho é, neste momento, “algo que se projeta fazer”, mas ainda nem sequer há anteprojeto.






