O homem suspeito de ter raptado os três filhos em 2021 foi abatido esta segunda-feira pela polícia da Nova Zelândia. As crianças foram encontradas e estão bem.
Em setembro de 2021, Tom Phillips desapareceu com os três filhos na Nova Zelândia pela primeira vez. Vinte dias depois, voltou a casa sem dar explicações para o desaparecimento, tendo sido acusado de provocar um desperdício na afetação dos recursos e das despesas da polícia.
Mas, antes de ir a tribunal, em dezembro de 2021 voltou a desaparecer com os filhos. E só esta segunda-feira, quase quatro anos depois, as crianças foram encontradas, revelou a polícia.
Já Tom Phillips, que tinha assaltado uma loja de produtos agrícolas na manhã de segunda-feira, foi abatido a tiro pela polícia.
Em comunicado, a polícia revela que baleou o homem após um assalto em Piopio, durante a manhã.
“O homem, que confrontou a polícia depois da sua moto-quatro ter sido danificada, disparou contra os agentes. Um agente foi atingido na parte superior do corpo, causando ferimentos graves. A polícia voltou a disparar, atingindo o homem armado, que morreu no local.
A identificação formal ainda não foi concluída, mas a polícia acredita que o homem é Tom Phillips, que está em fuga com os filhos desde dezembro de 2021. Com o homem estava uma criança, que não ficou ferida no incidente”, lê-se na nota divulgada no Facebook.
BUSCAS DURARAM 4 ANOS
Em dezembro de 2021, Thomas Phillips desapareceu com os filhos – Jayda, Maverick e Ember, de 9,10 e 12 anos – para uma zona remota da Ilha do Norte. Ao longo de quatro anos, a polícia procurou pelos quatro, respondendo a vários avistamentos, mas sem sucesso.
Na manhã desta segunda-feira, a polícia foi chamada para um assalto a uma loja de produtos agrícolas em Poipoi, em Waikato, perto do local onde Phillips se terá escondido.
O homem, que levava um dos filhos consigo, foi visto a sair da cidade por uma estrada de gravilha, tendo sido perseguido pela polícia, que conseguiu fazer parar o suspeito a cerca de 30 quilómetros com recurso a lagartas. Ao ser parado, Phillips disparou sobre a polícia, tendo sido abatido por um agente que chegou ao local pouco depois.
O agente ficou em estado grave e teve de ser levado por via aérea para o hospital de Waikato.
A criança ficou sob a custódia da polícia e deu informações que permitiram às autoridades encontrarem as outras duas crianças sozinhas num parque de campismo remoto no meio do mato denso perto da pequena cidade rural de Marokopa, na costa ocidental acidentada da região de Waikato, na Nova Zelândia.
“As crianças estão bem e sem ferimentos”, disse a vice-comissária interina Jill Rogers aos jornalistas na tarde de segunda-feira.