O Museu Municipal de Esposende e o Museu do Sargaço, em Apúlia, dinamizam diversas oficinas, dirigidas à comunidade educativa e ao público em geral durante os meses de setembro e outubro
Com o intuito de celebrar o equinócio de outono, o Museu do Sargaço propõe, para os alunos do 1.º ao 3.º ciclo de Apúlia, a Oficina ‘Uma flor para a menina do mar’. A atividade realiza-se nos dias 24 setembro, 1, 8 e 15 outubro, pelas 10h00, desafiando os participantes para um exercício de criatividade a partir da leitura de excertos do livro ‘A Menina do Mar’.
Igualmente direcionada para a comunidade educativa, a ‘Oficina para abolir preconceitos’ tem lugar no dia 25 de setembro, às 10h00, no Museu Municipal de Esposende, e nos dias 2, 9, 16 e 23 outubro, no mesmo horário, no Museu Municipal de Esposende.
Tendo por base o livro ‘História Interminável’, esta oficina pretende chamar a atenção dos participantes para os muitos preconceitos e despertar para a urgência de um mundo mais inclusivo, justo, pacífico e sem preconceitos de nenhuma natureza.
A inscrição nestas atividades é gratuita, mas obrigatória, devendo ser efetuada através do e-mail museu.esposende@cm-esposende.pt.
Para o público em geral, é realizada a ‘Oficina para abolir preconceitos’, no dia 13 setembro, a partir das 15h00, no Museu do Sargaço, sendo que os interessados têm de inscrever-se até à véspera.
Direcionada para pessoas dos 16 aos 106 anos, a oficina ‘1 objeto por 1000 palavras’ decorre nos dias 14 e 28 de setembro, no Museu do Sargaço, e nos dias 4 e 25 de outubro, no Museu Municipal de Esposende, sempre a partir das 15h00. Uma atividade para escrever a cultura material, que tem como inspiração os exercícios de leitura de imagens, a partir de objetos do Museu. As inscrições para esta oficina decorrem até dois dias antes de cada data.
Estas sessões são dinamizadas por Marta Vaz, antropóloga e pós-graduada em museologia. Foi jornalista e é investigadora e autora de livros para crianças e adultos. Presentemente trabalha como mediadora cultural.