Uma mulher, de 37 anos, morreu, esta quarta-feira, depois de ter sido baleada por um agente dos serviços de imigração norte-americanos (ICE, sigla em inglês), no sul de Minneapolis. A vítima terá sido baleada na cabeça, de acordo com a imprensa internacional, que cita as autoridades.
A porta-voz do Departamento de Segurança Interna (DHS, em inglês), Tricia MacLaughlin, disse que o tiroteio ocorreu quando “manifestantes violentos” estava “a impedir que os agentes do ICE” realizassem uma operação.
“Os agentes do ICE em Minneapolis estavam a realizar operações direcionadas quando manifestantes violentos começaram a bloquear os agentes e uma dessas manifestantes usou o seu veículo como uma arma, tendo tentado atropelar os nossos agentes da lei – um ato de terrorismo doméstico”, disse.
E acrescentou: “Um ICE temeu pela vida, pela vida dos seus colegas e pela segurança do público, tendo disparado em legítima defesa”.
Por sua vez, o autarca de Minneapolis, Jacob Frey, criticou a ação dos agentes de imigração, notando que “eles não estão aqui para trazer segurança. O que estão a fazer é gerar caos e desconfiança”.
Frey pediu, no entanto, para que a comunidade mantivesse a calma após o sucedido, mesmo dizendo conseguir “entender a raiva”.
“Vamos unir-nos em torno da esperança, do amor, da paz e da procura pela justiça”, disse.
De notar ainda que o autarca contestou a versão de que o agente agiu por “legítima defesa”, apontando que “usou o poder de forma imprudente, o que resultou na morte de alguém”.
Já o chefe da Polícia de Minneapolis, Brian O’Hara, avançou que a vítima mortal foi baleada na cabeça. A mulher ainda foi transportada para o hospital, mas acabou por ser declarado o óbito. Acrescentou ainda que foram disparados, pelo menos, dois tiros e que o carro, onde seguia a vítima sozinha, bateu na lateral da estrada.
Referiu ainda que as autoridades temem uma escalada de violência após o tiroteio e salientou que não há indícios de que a mulher tenha sido alvo de qualquer fiscalização por parte dos agentes do ICE.






