A Câmara Municipal de Monção iniciou a colocação de uma nova sinalética urbana, mais moderna, atrativa e uniforme, instalando, no centro histórico da vila, novos elementos informativos e identificativos da Marca Monção.
Em paralelo com a requalificação do espaço público, “procura-se a atualização e otimização da informação existente, bem como o reforço da imagem de modernidade e sustentabilidade projetada pelo município liderado por António Barbosa”, afirma a autarquia em comunicado.
Os trabalhos, adjudicados à empresa Bricantel, Lda, tem um custo global de 78 mil euros dividindo-se em três áreas: Núcleo Urbano, Centro Histórico e Envolvente e Acessos ao Centro Urbano.
No Núcleo Medieval, de acesso maioritariamente pedonal, a sinalização indica as sete entradas naquela área histórica, instalando-se elementos informativos no início das artérias.
“Pretende-se, genericamente, informar os visitantes, em circuito pedonal, dos pontos de referência dentro do núcleo medieval”.
Absorvendo a grande parte do volume de elementos sinalizadores, no Centro Histórico e Envolvente procede-se à substituição de toda a sinalização existente, sendo acrescentados novos pontos de visitação, focados, essencialmente, em locais de interesse turístico e serviços públicos/municipais.
Nos Acessos ao Centro Urbano, a nova sinalização visa orientar o trânsito rodoviário que pretende entrar no centro urbano, através da EN 101, EN 2020 e Ponte Internacional com Salvaterra do Miño. Procura-se, igualmente, informar os automobilistas sobre as diversas direções na saída do centro urbano.
“A nova sinalética, parte integrante de um plano estruturado de requalificação urbanística, pretende transmitir um conceito de vanguarda e homogeneidade informativa, potenciando a nossa capacidade de atração de visitantes”, refere o comunicado.






