As Festas da Cidade e Gualterianas, que se realizam entre o próximo dia 17 e 4 de agosto, contam com um investimento de meio milhão de euros, o “o maior orçamento desde a sua realização”, anunciou o presidente da Câmara de Guimarães.
Depois de afirmar que a edição deste ano das Gualterianas envolve um investimento municipal na ordem dos 500 mil euros, o maior de sempre, o autarca socialista desafiou as instituições de ensino e culturais do concelho a participarem nas Festas da Cidade e Gualterianas, “contribuindo para a preservação dos valores identitários e para a inovação criativa”.
Na conferência de imprensa de apresentação do programa genérico da edição deste ano, realizada, esta tarde de terça-feira nas instalações da Cooperativa Agrícola de Guimarães, Domingos Bragança deu o exemplo da Marcha Gualteriana, considerando que “este número emblemático do programa merecia o envolvimento de toda a comunidade”.
O programa abre a 17 deste mês com o parque de diversões na Alameda Alfredo Pimenta, continuando no dia 25 com a abertura da Feira de Artesanato, fechando no dia 4 de agosto com a Marcha Gualteriana
Os cabeças de cartaz são António Zambujo com o Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento a atuar no dia 1 de agosto, pelas 22h00, no Largo do Toural.
No dia seguinte é a vez de Carolina Deslandes com Agir e Rita Rocha a subirem ao palco principal dos festejos.
Ana Bacalhau, IRMA, Paulo de Carvalho e Ricardo Ribeiro com a Orquestra de Pevidém preenchem a noite de 3. Nesse mesmo dia, o artista vimaranense Carlos Ribeiro atuar no Largo da Misericórdia.