O Livre manifesta a sua “profunda preocupação” com o encerramento, por tempo indeterminado, da bilheteira da estação ferroviária de Barcelos e exige a sua reabertura imediata. Propõe transformação da Central de Camionagem num terminal intermodal.
“Esta decisão penaliza diretamente centenas de utentes que dependem diariamente do transporte ferroviário, dificultando o carregamento de passes — incluindo o Passe Ferroviário Verde —, a aquisição de bilhetes e o acesso a informações essenciais”, diz o partido em comunicado.
Argumenta que num momento em que “o investimento na ferrovia deveria ser reforçado, como alternativa sustentável e ecológica” ao transporte individual, “medidas desta natureza representam um grave retrocesso e comprometem a confiança dos cidadãos no serviço público”.
O partido da papoila defende “uma mobilidade justa, acessível e amiga do ambiente”, propondo, nesse sentido, a transformação da Central de Camionagem num terminal intermodal, de forma a articular diferentes meios de transporte e garantir melhores condições de mobilidade.
Afirmando que “Barcelos não pode ficar para trás”, o Livre apela ao Governo e à CP para que, “com urgência”, procedam à reabertura da bilheteira ferroviária e “assumam o investimento no transporte público como uma prioridade estratégica para o desenvolvimento do concelho e da região”.
Fernando Gualtieri (CP7889)