O Livre desistiu de apresentar candidatura à Câmara de Guimarães nas eleições autárquicas de 12 de outubro, após o cardiologista Pedro Von Hafe Leite ter sido anunciado como cabeça de lista do partido.
Fonte do partido explicou esta sexta-feira à agência Lusa que não foi possível reunir as condições para apresentar uma “boa candidatura” ao município vimaranense, dando conta de “dificuldades em formar a lista” que seria encabeçada por Pedro Von Hafe Leite.
Em 18 de julho, Pedro Von Hafe tinha dito à mesma agência que esta seria a primeira vez que o Livre concorria à Câmara de Guimarães, pelo que a eleição de um vereador seria “uma excelente notícia”.
Atualmente, o Executivo municipal de Guimarães é composto por sete eleitos do PS e quatro da coligação PSD/CDS-PP. O deputado na Assembleia da República Ricardo Araújo é o cabeça de lista pela coligação Juntos por Guimarães (PSD/CDS-PP).
Ricardo Costa, atual presidente da concelhia do PS e deputado na Assembleia da República, é o candidato do PS.
A CDU – Coligação Democrática Unitária, que integra o PCP – Partido Comunista Português e o PEV – Partido Ecologista Os Verdes, já anunciou Mariana Silva como candidata às eleições autárquicas de 12 de outubro.
Nuno Vaz Monteiro é o candidato do Chega.
Domingos Bragança (PS), eleito em 2013, não se pode recandidatar ao cargo de presidente da autarquia devido à lei da limitação de mandatos.