O grupo parlamentar da Iniciativa Liberal (IL) quer que o ministro das Infraestruturas esclareça se a construção da Variante do Cávado está aprovada (ou não), conforme garantiu João Rodrigues, cabeça de lista da coligação Juntos por Braga.
O requerimento ao ministro ao ministro Pinto Luz surge na sequência do debate entre as candidaturas às autárquicas à presidência da Câmara de Braga, realizado na passada semana, na RTP3, onde o candidato da coligação PSD/CDS/PPM afirmou ter a garantia de aprovação da obra.
Agora, os liberais querem saber se tal garantia “existiu mesmo” da parte do Governo e “a quem foi prestada”.
A IL quer ainda saber, no caso de tal garantia ter mesmo existido, “se esta foi dada à Câmara Municipal de Braga ou a um candidato em particular e a qual”.
A Iniciativa Liberal considera ainda, no requerimento a Pinto Luz, que “a ter sido dada a garantia a um candidato em particular tal configuraria uma “intromissão intolerável na disputa autárquica por parte do Governo” e pedem ainda esclarecimento sobre eventual traçado, investimento total previsto, financiamento e prazo de conclusão da obra”.
Referia-se que Rui Rocha, o ex-líder do partido, é o candidato da IL à Câmara bracarense.
Fernando Gualtieri (CP7889)