José Luís Carneiro, cabeça de lista do PS por Braga às Eleições Legislativas de 18 de maio, reafirmou a intenção de um Governo liderado por Pedro Nuno Santos de implementar o IVA Zero nos produtos essenciais do cabaz alimentar e de retomar o combate à pobreza.
“O próximo Governo, liderado por Pedro Nuno Santos, dará um novo impulso a Portugal. Vamos assegurar às famílias o regresso, agora permanente, do IVA Zero nos produtos essenciais do cabaz alimentar como carne, leite, ovos, peixe, legumes e azeite”, afirmou José Luís Carneiro, em Fafe.
O PS considera ainda “essencial continuar o trabalho interrompido” de “combate à pobreza energética alargando a taxa reduzida de 6% de IVA a todos os consumos eletricidade da potência contratada até 6,9 kVA e fixando os preços do gás engarrafado com base numa proposta da ERSE, que reavaliará periodicamente o limite de preço”.
Este apoio, explicou o candidato socialista, abrangerá todas as pessoas com mais de 65 anos com as famílias beneficiárias a passar de 70 para 500 mil.
Relativamente aos rendimentos, o PS reafirma o seu compromisso de “aumentar o salário mínimo em pelo menos 60 euros por ano, atingindo um aumento de, no mínimo, 240 euros para 1110 em 2029 e aumentar o salário médio em pelo menos 5% ao ano, atingindo pelo menos os 2000 euros em 2029”.
Já Irene Costa, candidata socialista, referiu ainda que “o PS considera fundamental conceder acesso automático às tarifas sociais de gás e de água para os beneficiários de tarifa social de eletricidade. Precisamos ajudar que precisa, diminuindo as despesas fixas e melhorando os rendimentos”.
Fernando Gualtieri (CP7889)