As Irmãs Hospitaleiras em Braga inauguram, a 15 de outubro, pelas 11h00, a nova Unidade de Dia Especializada em Demências na Casa de Saúde do Bom Jesus, anunciou a instituição esta terça-feira, dia em que comemora 93 anos.
Trata-se de um projeto “pioneiro” na região norte do país que surge “da necessidade urgente de apoiar, de forma especializada e humanizada, pessoas que vivem com demência e os seus cuidadores, oferecendo um espaço estruturado, seguro e centrado na pessoa”, dizem Irmãs Hospitaleiras.
“A Unidade de dia especializada em demências é uma resposta necessária, tantos para pessoas com demências como para os seus cuidadores. Para além da sólida experiência em Saúde Mental, a Casa de Bom Jesus, criou esta nova unidade em ambiente seguro, acolhedor e com amplos espaços verdes, que favorecem o contacto com a natureza e o bem-estar dos utentes”, refere declara Paula Gomes, diretora‑gerente da Casa de Saúde do Bom Jesus.
Considerada “pioneira na região”, esta nova unidade destaca-se pela utilização da metodologia Montessori adaptada à demência, “uma abordagem internacionalmente reconhecida por ser centrada na pessoa, promovendo ambientes estruturados, seguros e ajustados às capacidades e necessidades individuais de cada utente”.
ESPAÇO HUMANIZADO
Alinhada com a missão das Irmãs Hospitaleiras ‘Cuidar e promover a dignidade da pessoa em situação de vulnerabilidade’, a Unidade de Dia disponibiliza “um programa estruturado de atividades que estimula a autonomia, valoriza a individualidade e promove a participação ativa dos utentes num ambiente acolhedor, seguro e humanizado, com espaços interiores e exteriores adaptados”.
“Queremos que esta Unidade de Dia seja um lugar de esperança e bem-estar, onde cada pessoa é respeitada e onde o cuidado traduz o que a mente esquece”, sublinha Patrícia Godinho, psicóloga das Irmãs Hospitaleiras de Braga.
A Unidade de Dia oferece um conjunto diversificado de atividades e cuidados, incluindo estimulação cognitiva, motora e sensorial com programas personalizados; atividades terapêuticas e de lazer, como arte, culinária e caminhadas; treino de atividades de vida diária e instrumentais e terapia de reminiscências; orientação para a realidade; cuidados de enfermagem administração e supervisão da terapêutica; alimentação completa (almoço e lanches); apoio ao cuidador, com suporte emocional e psicoeducação; e um plano de intervenção individualizado para cada utente.
A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 18h00, contando com uma equipa multidisciplinar composta por psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, ajudantes de enfermaria, ajudantes de ocupação e médico psiquiatra.