O Teatro Jordão, em Guimarães, acolhe no próximo domingo, pelas 17h00, a sessão de homenagem aos candidatos e eleitos pelo círculo de Braga à Assembleia Constituinte de 1975, iniciativa inserida no programa intermunicipal ‘48 anos a não esquecer. 50 para celebrar’, promovido pela Comissão de Homenagem aos Democratas do Distrito de Braga.
Esta cerimónia inscreve-se num ciclo iniciado em 2022, que tem percorrido o território do distrito de Braga com o objetivo de reconhecer o legado de cidadãs e cidadãos que, em diferentes momentos e formas, contribuíram de forma decisiva para o triunfo da Revolução de Abril e para a edificação do Estado democrático em Portugal.
O projeto — transversal, intergeracional e inclusivo — recupera os testemunhos de quem enfrentou o longo período de 48 anos de Estado Novo e celebra os 50 anos de construção democrática em liberdade, envolvendo várias gerações numa reflexão viva e partilhada sobre a democracia.
O lema ‘Memória e Liberdade’ norteia esta ação simbólica, que pretende destacar o papel dos constituintes enquanto Construtores da Liberdade, honrando os seus contributos na elaboração da Constituição da República Portuguesa de 1976, pedra angular da democracia portuguesa.
A Câmara de Guimarães associa-se a este momento, prestando tributo a nomes da história política do distrito e ao espírito coletivo de participação e compromisso que moldou o Portugal de hoje