A Câmara de Guimarães, através do Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência, promoveu a Campanha ‘Tolerância Zero’, uma iniciativa de sensibilização que envolveu alunos da Escola EB 2,3 das Taipas e pessoas apoiadas pela CERCIGUI, anunciou esta terça-feira a autarquia.
Em nota, a Câmara vimaranense refere que a ação, que pretende reforçar “o compromisso municipal com a acessibilidade, a inclusão e o respeito pelos direitos das pessoas com deficiência”, contou com o apoio do Centro de Vida Independente, do Projeto Sara Coutinho, da Junta de Freguesia das Taipas, da Polícia Municipal, da PSP e da GNR, numa “demonstração de cooperação entre entidades locais que partilham o objetivo comum de construir uma comunidade mais consciente e acessível”.
A campanha procurou alertar os condutores para a importância da livre circulação das pessoas com mobilidade reduzida, sensibilizar a população para a promoção das acessibilidades arquitetónicas e incentivar comportamentos cívicos que garantam o respeito por todos.
Ao mesmo tempo, sublinhou a necessidade de promover os direitos, a autonomia e a vida independente das pessoas com deficiência, “princípios defendidos pelo município de Guimarães através das suas políticas municipais de inclusão”.
“Num momento simbólico e pedagógico, os alunos e os utentes da CERCIGUI participaram ativamente na iniciativa, atribuindo multas simbólicas a veículos que obstruíam acessos e entregando estrelas douradas aos “condutores 5 estrelas”, destacando bons exemplos de civismo e responsabilidade”, conta a nota autárquica.
Com a Campanha “Tolerância Zero”, Guimarães reafirma o seu compromisso com uma cidade mais humana, acessível e inclusiva, onde todos têm lugar e direito à plena participação.







