Guimarães foi distinguida pela BBC Travel como um dos 20 melhores destinos mundiais para visitar em 2026, reconhecida como o “berço de Portugal e primeira capital do país”.
No artigo, o jornalista premiado Norman Miller destaca o equilíbrio singular entre história, cultura contemporânea e sustentabilidade que faz da cidade uma das grandes surpresas europeias do próximo ano.
O centro histórico é descrito como um “emaranhado de praças e vielas de paralelepípedos, pontilhado por grandes monumentos e restaurantes com terraços, desde estabelecimentos com estrelas Michelin a espaços descontraídos e bares de cerveja artesanal”. Miller realça, ainda, a Citânia de Briteiros, como um “sítio ancestral notável, no topo de uma colina”.
Apesar do peso histórico, o jornalista sublinha que Guimarães está longe de ser uma cidade estática
“Mas Guimarães não é uma peça de museu. A cidade tem uma energia jovem e criativa. A cultura contemporânea convive harmoniosamente com as suas ruas medievais: galerias futuristas misturam-se com museus em antigos claustros e espaços modernos instalados em antigas fábricas.”
A review faz ainda referência às celebrações dos 25 anos como Património Mundial da UNESCO, em 2026, e ao título de Capital Verde Europeia, que reconhece o trabalho contínuo da cidade, em matéria de sustentabilidade.
Guimarães surge ao lado de outros destinos globais de referência, como Abu Dhabi, Colchagua Valley (Chile), Cook Islands, Costa Rica, Ishikawa (Japão), Komodo (Indonésia), Montenegro, Oregon Coast (EUA) e Samburu (Quénia), reforçando a projeção internacional da cidade num conjunto marcado por inovação, cultura e sustentabilidade.






