Guimarães marca presença na COP30 – Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas -, que decorre em Belém, na Amazónia, Brasil, até ao próximo dia 21, com a presença de delegações de 143 países para debater o futuro climático do planeta.
A comitiva da Cidade Berço é representada por Anita Pinto, chefe de Divisão de Mobilidade do município, e por Pedro Cunha, coordenador de comunicação do Laboratório da Paisagem e da Guimarães 26 – Capital Verde Europeia.
Ao longo da conferência, Guimarães integra diversas mesas redondas e encontros temáticos, destacando-se a participação na sessão dedicada à mobilidade sustentável, promovida pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), na próxima sexta-feira.
Participa ainda nas sessões organizadas pelo Fórum Energia e Clima, nos dias 18 e 20, centradas no tema ‘Ação Climática de Proximidade’, que valoriza o impacto das iniciativas locais na resposta global às alterações climáticas.
Em nota, a autarquia salienta que “a presença de Guimarães na COP30 sublinha o papel da cidade como referência global em políticas de sustentabilidade, afirmando o seu compromisso com a ação climática local e o desenvolvimento sustentável”.
“A participação nesta cimeira mundial representa também mais um momento de afirmação do percurso que conduziu Guimarães ao título de Capital Verde Europeia 2026, sob o mote ‘Respira. (Inspira)’ – uma celebração da ligação entre as pessoas e o planeta”, diz a autarquia liderada pelo social-democrata Ricardo Araújo.
Para Guimarães, esta é uma oportunidade de partilha e de inspiração: mostrar que a ação local é essencial para a mudança global, reforçando o compromisso do município em alcançar a neutralidade carbónica até 2030 e em inspirar outras cidades a seguir o mesmo caminho.






