Esposende e Valença estão entre localidades que vão receber as primeiras estações de carregamento ultrarrápido de elétricos da Zunder, anunciou a empresa espanhola.
Segundo o ECO, espanhola Zunder vai instalar 44 novos pontos de carregamento próprios para veículos elétricos em Portugal, dos quais cinco concebidos para camiões. Pelo menos seis serão estações ultrarrápidas para “reforçar a conectividade em corredores logísticos-chave, zonas fronteiriças e áreas de elevada mobilidade diária”: Valença, Esposende, Vila Nova de Gaia, São Mamede de Infesta (Matosinhos), Caldas da Rainha e Olhão.
Daniel Pérez, CEO e cofundador da Zunder Daniel Pérez, CEO e cofundador da Zunder, adianta ao ECO que o plano para o próximo ano em território nacional “é ambicioso e responde ao papel crescente que o país está a assumir na eletrificação do transporte”, descrevendo um “desenvolvimento pensado para acompanhar a transição que Portugal já está a viver, especialmente no que diz respeito a frotas e ao transporte profissional”.
Sobre o investimento neste plano de expansão, Daniel Pérez contabiliza ao ECO que a empresa de Palência garantiu valor de 10,54 milhões de euros.
“Uma parte será destinada a reforçar o desenvolvimento em Portugal durante 2026” com “estações ultrarrápidas de última geração, integração tecnológica, colaboração com atores locais e tudo o que é necessário para operar uma rede fiável e escalável”.
“Estamos a observar uma adoção acelerada tanto por parte de condutores particulares como de empresas de logística e transporte pesado que procuram uma solução consistente para as suas rotas nacionais e internacionais”, afirma, frisando que “Portugal é uma peça estratégica dentro da nossa visão europeia, ligando o país à rede ibérica”.
ESTAÇÃO EM BRAGA
Neste momento só com uma estação em operação, em Braga, e com seis em fase de projeto ou construção no país com previsão de abertura nos próximos meses, Daniel Pérez salienta que, perto da fronteira, a base de “milhares” de utilizadores ativos portugueses da aplicação, que diz estar “a crescer rapidamente”, utiliza a rede de estações que complementam a A-66 espanhola (Rota da Prata), por onde circula um grande número de condutores portugueses.
Lembra ainda os condutores espanhóis que “com frequência” carregam em Portugal com a aplicação da empresa nas deslocações que fazem deste lado da fronteira.






