Os projetos dirigidos a pessoas com deficiência e doença mental de três associações de Braga estão entre os vencedores da 16ª edição do Prémio Capacitar da Fundação ‘la Caixa’, cujos prémios foram atribuídos esta quinta-feira no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
Foram contempladas com o Prémio BPI Fundação ‘la Caixa’ em Braga a APT – Associação Parretas Team, a Associação da Creche de Braga e o CHN – Clube Hípico do Norte – Atividades Terapêutico-Desportivas.
Os premiados podem agora proporcionar respostas sociais em áreas prioritárias como a habitação adaptada, serviços terapêuticos, desportos adaptados, atividades artísticas e culturais, apoio a cuidadores e promoção e prevenção em saúde. Em média, cada projeto recebe 44.164 euros para apoiar um total de 1751 beneficiários.
Ao todo a ‘la Caixa’ atribuiu um valor global de 1,1 milhão de euros a 25 projetos de instituições sociais, dirigidos a pessoas com deficiência, doença mental ou outras doenças, bem como às suas famílias.
O Prémio BPI Fundação ‘la Caixa’ Capacitar apoia anualmente projetos de desenvolvimento pessoal e social para uma vida mais autónoma, promovendo a capacitação para as atividades da vida diária, a participação social e a educação inclusiva deste grupo social.
Desde 2010, foram premiados 360 projetos com um total aproximado de 12 milhões de euros, para apoiar mais de 53 500 beneficiários.






