O Theatro Gil Vicente em Barcelos recebe na próxima sexta-feira e sábado, o Festival Mental Itinerante, uma iniciativa dedicada a sensibilizar o público para a saúde mental, combater o estigma e proporcionar momentos de reflexão e partilha, em articulação com o cinema e a música, anunciou a autarquia.
O programa arranca com o painel M-Talk: Bullying, Luto e Saúde Mental, que reúne um leque de especialistas de destaque, como Ana Rodrigues, professora Auxiliar da Faculdade de Motricidade Humana; Carla Sofia Gonçalves Pereira, diretora técnica da Casa Pia de Lisboa; Sara de Sousa, professora adjunta da ESS-P. PORTO; e Sérgio Viana, psicólogo vlínico da ULS Guarda e da Casa de Saúde de São Mateus, em Viseu. A conversa é moderada por Rita Santos, jornalista e produtora audiovisual da ‘Farol de Ideias’.
Num segundo momento, o projeto ‘My Story My Song’ conta com a participação especial de André Viamonte, que partilha as suas vivências menos boas e a forma como a música o ajudou a superá-las, num espetáculo que promete transformar o palco num verdadeiro espaço de empatia e emoção.
MOSTRA CURTA-METRAGENS
A programação inclui ainda uma Mostra Internacional de Curtas-Metragens premiadas, que tratam de temas como a depressão, a amizade, a autoaceitação e a superação pessoal.
O público pode assistir a filmes como For Thom, Only Paper, Fucking Boobs e Mani a Terra, I’m Perfectly Fine e Interchange, entre outros, que revelam novos talentos e diferentes olhares criativos sobre a saúde mental e os desafios da sociedade contemporânea.
Ao longo da mostra, os espetadores têm a oportunidade de refletir sobre a importância da saúde mental e da entreajuda, num evento que combina arte, cultura e debate, contribuindo para a educação emocional e a redução do estigma em relação a estes temas.
“A iniciativa, que integra o circuito nacional do Festival Mental Itinerante, reafirma o compromisso de Barcelos 1.ª Capital Mundial de Saúde Mental com a promoção da saúde mental e a democratização da cultura, proporcionando experiências inovadoras e acessíveis a toda a comunidade”, refere esta quarta-feira o comunicado da autarquia.