Meia centena de artesãos da região do Alto Minho participa, a partir desta sexta-feira, na Feira de Artesanato da Romaria da Senhora d’Agonia, em Viana do Castelo. O evento, que decorre no Jardim Público, marca o arranque informal das festividades e volta a afirmar-se como espaço de valorização da identidade cultural local.
A edição de 2025 traz como novidade a iniciativa ‘Ver através das mãos’, com demonstrações ao vivo de cerca de 20 artesãos, entre os dias 9 e 13 e de 15 a 20 de agosto.
A feira conta ainda com três zonas distintas: artesanato, gastronomia — através da Praça ‘Sabores da Festa’ — e uma exposição de rua intitulada ‘O Legado em Cada Gesto – Romaria d’Agonia’, que homenageia a tradição vianense através da fotografia.
Outro destaque é o lançamento de uma peça exclusiva da romaria: um alfinete em prata dourada com o Coração de Viana, produzido em filigrana certificada pela ourives Inês Barbosa.
A edição limitada conta com apenas 250 exemplares, disponíveis no stand da VianaFestas e no Posto de Informação da Romaria, nos Antigos Paços do Concelho.
A feira inclui ainda animação itinerante diária até 14 de agosto, com atuações de grupos locais e tunas académicas.