De Arnoso a Vilarinho das Cambas, o Teatro N’Aldeia volta a percorrer os quatro cantos do concelho de Vila Nova de Famalicão. São perto de peças de quatro dezenas de espetáculos com entrada livre, de 13 de setembro a 14 de dezembro, que chegam ‘à porta de casa’ dos amantes de teatro.
A Câmara desafia todos a “deixarem o conforto do lar e se deixarem envolver pelas histórias e personagens interpretadas por seis grupos de teatro amador locais”, que levam consigo o “encanto teatro amador famalicense”.
O pontapé de saída para a 9ª edição do Teatro N’Aldeia será dado no próximo dia 13 Greculeme -– Grupo Recreativo e Cultural de Lemenhe, que levará à cena a peça ‘Um Hotel Modelo, pelas 21h30, no Multiusos de Nine.
Além deste coletivo, até ao final do ano também haverá espetáculos protagonizados por: Academia Alçapão (“O Confessionário VII”), projeto NEXT (“Amores de Perdição”), Teatro Comunitário da Ribeirão Musical (“Vários Casos e um Sobretudo”), PASEC – Plataforma de Animadores Sócio Educativos e Culturais (“Os Caminhos da Transição e Regeneração, como é que ninguém se lembrou disto antes?”) e NUTEACV – Núcleo de Teatro da Associação Cultural de Vermoim (“A Pior Aldeia de Portugal”) nos salões paroquiais, auditórios e multiusos espalhados pelo concelho.
O Teatro N’Aldeia é uma iniciativa promovida pelo município desde 2015 e conta com as juntas de freguesia e associações culturais famalicenses como principais parceiros.
“É um projeto que se tem afirmado como uma estratégia de descentralização cultural municipal de sucesso, levando o trabalho dos grupos de teatro amador locais a todo o concelho, numa lógica de promoção da arte performativa e formação de novos públicos”, diz a autarquia.
A programação completa do Teatro N’Aldeia 2025 pode ser consultada em: www.famalicao.pt/teatro-n-aldeia-2025.