O Executivo municipal de Vila Nova de Famalicão aprovou a celebração de um contrato de arrendamento que permitirá a ampliação e a reorganização da Unidade de Saúde de Gondifelos, reforçando a pretensão da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Gondifelos de transitar para uma Unidade de Saúde Familiar (USF).
O novo espaço funcionará numa fração autónoma situada no Lugar da Igreja, na Avenida de São Félix, em Gondifelos, e será adaptado.
Segundo o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, a intervenção torna-se necessária devido às limitações do edifício atual, permitindo uma melhoria significativa dos cuidados prestados à população de Gondifelos, mas também das freguesias de Outiz e Cavalões.
“O espaço atual não tem capacidade suficiente para instalar mais gabinetes, mais consultórios e outros espaços de apoio”, afirma o autarca no final da reunião do executivo, acrescentando que, com o apoio da Junta de Freguesia, foi possível assegurar um imóvel contíguo que irá “mais do que duplicar a área existente”.
O novo espaço funcionará numa fração autónoma situada no Lugar da Igreja, na Avenida de São Félix, em Gondifelos, e será alvo de obras de adaptação.
“Esta aposta contínua na proximidade e na melhoria das infraestruturas reflete o compromisso da Câmara Municipal em manter a trajetória de excelência que coloca o concelho na vanguarda da prestação de cuidados de saúde primários em Portugal”, diz Mário Passos, referindo que atualmente, o território da ULS do Médio Ave (Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso e Trofa) apresenta uma percentagem de utentes sem médico de família – 0.7% – bastante inferior à média nacional – 14,9%.






