A Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP) elegeu na passada sexta-feira Ricardo Silva, CEO da Tintex Textile, de Vila Nova de Cerveira, como o seu novo presidente. A eleição acontece num momento de instabilidade para a indústria têxtil e de vestuário portuguesa, com múltiplos casos de fechos de fábricas, despedimentos em massa e insolvências,
O novo líder da direção da ATP, com sede em Vila Nova de Famalicão, para o triénio 2025-2027 sucede no cargo a Mário Jorge Machado, da Adalberto Textile Solutions, que será um dos três vice-presidentes do seu mandato (juntamente com Paulo Melo da Somelos e Vítor Fernandes da TMG).
Em comunicado, Ricardo Silva sublinha que “a Indústria Têxtil e de Vestuário portuguesa é, em igual medida, um exemplo de resiliência e de ambição tecnológica”.
“Pela diversidade de produtos criados nas nossas empresas, pela diferenciação de processos e tecnologias dentro e fora das suas infraestruturas, pela complexidade das cadeias globais de matérias-primas, pela velocidade cada vez maior de entrega ao consumidor e, sobretudo, pela capacidade constante de transformação para responder a estes desafios, este setor é um caso de estudo em várias dimensões: empresas familiares, transformação tecnológica, gestão de risco, investimento contínuo, negócios e relações internacionais, recapacitação, impacto na sociedade, verticalização e descentralização”, escreve.
O novo presidente defende ainda que, “pela dimensão do setor na economia nacional e pela sua importância no panorama mundial”, a ITV deve ser motivo de “orgulho pelo passado alcançado, força no presente exigente e vontade avassaladora pelo futuro”.
Destacando que a ATP “ tem sido chave no suporte à internacionalização, em dar voz ao setor e no serviço de informação e jurídico aos associados”, Ricardo Silva nota que, num contexto “onde a incerteza e a volatilidade são constantes, a ATP tem um papel de suporte e confiança ao setor mais especial do que nunca”.
“Informação relevante e atualizada para decisões ponderadas, influência assertiva e concretizadora e mecanismos de fomento de negócio e networking internacional têm potencial para gerar resultados especialmente enriquecedores para os nossos associados. Acreditamos que a Associação tem o dever, o know-how e a força para atuar como suporte dos empresários e das empresas representadas por esta nobre instituição”, conclui.
Com Fashion News Portugal