O CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes, com sede em Vila Nova de Famalicão, está a promover a Agenda Mobilizadora para a Inovação Empresarial do Setor das Duas Rodas, cujo objetivo é aumentar a produtividade, a competitividade e a resiliência do setor em Portugal.
A intenção deste instituto de I&DT privado sem fins lucrativos nortenho é, em consórcio com outras 45 entidades do tecido empresarial e o sistema científico/tecnológico, reduzir a dependência face ao mercado asiático no setor das duas rodas, contando para isso com quase 214 milhões de euros do PRR.
Entre as novidades made in Portugal já produzidas estão um casaco que reluz, uma mochila que sinaliza mudança de direção e punhos de bicicleta que alertam para riscos.
Em criação estão, também, sistemas de iluminação e sensorização que, acoplados nas infraestruturas das ciclovias, informam os utilizadores de adversidades na estrada e um sistema de carregamento de baterias por indução para bicicletas elétricas, inovador em Portugal.
Aliás, além do aumento da produtividade e da competitividade no setor está, também, incluída a segurança dos utilizadores, através de soluções mais inteligentes.