O Núcleo de Lousado (Famalicão) do Museu Nacional Ferroviária acolhe este sábado, pelas 15h00, um colóquio que se debruça sobre a herança e evolução do património ferroviário, iniciativa que assinala os 150 anos da Linha do Minho (Porto-Braga), mas também os 169 anos da 1.ª Viagem de Comboio em Portugal.
No dia 28 de outubro de 1856, foi inaugurado o primeiro troço ferroviário em Portugal, com 36 km de extensão, ligando Lisboa (Cais dos Soldados) ao Carregado. Esta nova forma de transporte era composta por duas locomotivas — ‘Portugal’ e ‘Coimbra’ — e dezasseis carruagens.
Quase vinte anos depois, em maio de 1875, foi inaugurada a Linha do Minho, ligando o Porto a Braga (Ramal de Braga), passando por Famalicão (Lousado – Famalicão – Nine).
Neste percurso, durante mais de um século, os comboios a carvão e a combustível foram protagonistas de uma revolução na mobilidade, encurtando distâncias e aproximando pessoas, o que motiva este colóquio.
Entrada gratuita.






