O CITEVE, sediado em Vila Nova de Famalicão, esteve representado na feira de Munique, Alemanha, a ISPO 2025, no início de dezembro, com demonstradores tecnológicos que mostram a aposta na investigação aplicada ao desporto.
No principal evento dedicado à inovação no desporto, que revela as mais recentes soluções tecnológicas em equipamentos e vestuário de alta performance, o CITEVE exibiu protótipos e demonstradores resultantes de projetos desenvolvidos em consórcio, que vão desde materiais inteligentes e sustentáveis a soluções digitais aplicadas ao vestuário.
A participação na feira permitiu demonstrar parte deste trabalho contínuo e evidenciar a contribuição para as diferentes áreas do desporto, uma área onde a tecnologia têxtil desempenha um papel cada vez mais estratégico
Foram apresentados protótipos e demonstradores resultantes de projetos desenvolvidos em consórcio, integrando inovações que desde materiais inteligentes e sustentáveis até soluções digitais aplicadas ao vestuário técnico:
- Impactex: Casaco com integração de materiais dilatantes para absorção de energia de impacto, contribuindo para a prevenção de lesões em atividades como o motociclismo.
- WEAR2HEAL: Calças projetadas para apoiar a recuperação após atividade física, integrando tecnologias eletrônicas em estruturas têxteis.
- AM2R: uma peça de vestuário inteligente com iluminação integrada, uma mochila de alta tecnologia equipada com sistemas avançados de detecção e iluminação e punhos de guiador inteligentes concebidos para melhorar a interação e a segurança do usuário.
- BE@T:Fato sem costura produzido em viscose de bambu, combinando conforto, sustentabilidade e desempenho.
- Waste2BioComp: Fato de padel desenvolvido com materiais biocompósitos e soluções de bioeconomia aplicadas ao vestuário desportivo.
- TEXP@CT: Fato orientado para treino esportivo, integrando sensores têxteis e não têxteis para coleta de dados em tempo real.
“Os projetos apresentados abordam os desafios atuais do setor, como a otimização do desempenho atlético através de térmicos funcionais, a integração de sensores e eletrônicos em vestuário, e o desenvolvimento de materiais ecoeficientes que respondem aos crescentes critérios de sustentabilidade”, refere o centro tecnológico.






